Wednesday, November 18, 2009

A saga do cabo....

Tem dias que me pego fazendo coisa q não é minha responsabilidade, mas q por alguma razão caiu diretamente no meu colo.
No laboratório em que trabalho, além dos computadores, mil testes, dados, etc., temos também uma “televisão” e um vídeo, para poder passar vídeos de treinamento para os alunos. (Sim, tudo ainda é em VHS! :S Não me pergunte pq... só sei que é assim.) Enfim...Não lembro exatamente qdo foi que o vídeo quebrou, mas quebrou! No entanto, como o projeto em que estávamos trabalhando tinha terminado, nunca nos estressamos de comprar outro.
Outro adendo é que tenho uma orientadora perfeccionista, no entanto totalmente inapta para assuntos tecnológicos. Ou seja, ela não sabe fazer, mas se acha no direito de mandar em quem “sabe” ou pelo menos se disponibiliza pra fazer.
Enfim... 1 mês atrás, compramos um vídeo novo. Tentamos conectar tudo para mostrar um vídeo pros alunos, mas a dita “televisão” é tão antiga q os cabos não conectavam. Falei: “tinha uma televisão antiga na minha casa também e eu tive o mesmo problema... a gente só precisa de um adaptador. Eu tenho o adaptador em casa e trago pra ver se é isso mesmo”. – primeiro e maior erro!
Trouxe o adaptador para tentar... e o adaptador não conectava na “televisão”. Conectava no vídeo, mas não na televisão. Voltei pra casa, peguei outros cabos... nada! Nada do q eu tinha conectava com a televisão. Achei estranho. Fui conversar com minha orientadora e falei: “olha... não sei q televisão é essa q vc comprou, mas nada conecta com ela...” Ela, como se tivesse falando a coisa mais óbvia da face terra, me fala: “Aline, por favor... não é uma televisão, é um monitor. Ou vc acha q eu ia comprar uma televisão pra colocar no laboratório?!” Eu, muito educada, falei: “qdo vc se refere ao dito monitor como “televisão”, acredito nas suas palavras e penso q é televisão, mas que seja... nada tá funcionando... acho q precisamos comprar outro tipo de cabo”. – segundo erro!
Ela responde: “vai na loja e pergunta qual o cabo adequado para conectar o monitor ao vídeo. Mas não se esqueça q temos a reunião amanha...- ou seja- resolva isso hoje.” Então, vou eu a loja no outro dia de manha, a reunião era meio dia. Chego lá e explico meu problema pro rapaz , Joe. Falo do monitor que parece uma televisão, do VHS, do adaptador, e pergunto: “q cabo resolve meu problema?” Joe responde: “Ah... esse daqui! Com certeza esse resolve.” Eu olho pro cabo... lembro do monitor... não vai resolver. Falo pra ele: “não vai funcionar”.
Ele responde: mas pra conectar a televisão ao VHS tem q ser esse cabo.
Eu: mas não é televisão. É um monitor! E ele não tem entrada para esse tipo de cabo.
Ele: e como são as entradas?

Tentei descrever mas não fui bem sucedida... Joe insistiu com os cabos q tinha me falado... falei: “vou levar... mas não acho q vai funcionar.” Ele falou: “vai... tenta... e se não funcionar, me liga de lá e descreve como são as entradas e eu te ajudo.” – me deu o cartão e lá vou eu.

Cheguei na faculdade, óbvioooooooooo que os cabos não funcionaram. Liguei pro meu novo amigo Joe, reclamei q não funcionaram e descrevi as entradas no Monitor. Ele falou: “já sei! Traz esse cabo de volta e vamos tentar outro.”

Voltei pra loja, troquei os cabos... olhei e achei q não ia funcionar. Falei pro Joe: “não acho que esse vai funcionar.” Ele: “vai sim!”... já irritada... levei o cabo e óbviooooooooooooo que os cabos não funcionaram! Dessa vez fui mais inteligente. Peguei meu celular e tirei uma foto das entradas do monitor! Voltei pra loja... Joe, a essa altura, já tá fazendo festa toda vez que entro na loja! “you’re back!!!!! I hope it’s because you missed me and not because it didn’t work”. Eu, por outro lado, não me sinto tão festeira. Respondo: “no… it just didn’t work. Mas agora acho q vc vai conseguir me ajudar, tirei uma foto das entradas do monitor.” Por cima do balcão da loja, olhamos a foto q eu tinha tirado. Ele reclamou q tava muito pequena, dei zoom... ele olhou de novo e falou: “tem várias entradas diferentes, não temos cabos para maioria... masssssssss, temos um cabo que vai funcionar, com certeza!!!” Animei! Perguntei de novo, só pra garantir: “certeza Joe?!” Ele: “Certeza!!!!” Troquei o cabo de novo e levei embora, satisfeita!

Cheguei no laboratório, conectei a televisão, o adaptador e o vídeo...TUDO CONECTAVA!!!! Pus fé!!!! Vai funcionar!!!!

Liguei o monitor, coloquei um vídeo pra rodar e....

TCHAN TCHAN TCHANNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNN

Não funcionou. Apareceu a imagem, em preto e branco... e sem som.

Tentei conectar de outras formas, ligar e desligar... td possível. Nada funcionou.

Esgotei. Dei um jeito de mostrar o vídeo pros alunos em outra sala e, a essa altura, decidi que resolvo o pepino do vídeo outro dia. Enquanto isso... na sala da justiça... já liguei pro Joe reclamando e falando q me aguardasse pq ia devolver o cabo hoje mesmo e que não... não estava voltando para vê-lo!

No comments:

Post a Comment