Monday, October 19, 2009

Abaixo os docinhos de queijo!

Sinto dentro de mim uma revolta!!!! Vejo minhas amigas planejando os casamentos e indo a degustações... e agora deram pra excluir as coxinhas, risolis, bolinha de queijos e pasteis do cardápio!!!! Desde quando festa no Brasil acontece sem pelo menos um salgadinho frito?!??!?! Qdo q isso começou a acontecer?!??!?! Será que dentre os 4 anos q estou morando fora os parâmetros de uma boa festa mudaram tanto assim?!??!?!

Agora as festas são cheias de patês, carpaccios, petit bla bla bla, fulaninho au jour, sicraninho à moda oriental, crep au demí bla bla bla.... nomes que desconheço! Sabores q não me são familiar! E honestamente... td é tão “phynno”, q vivo uma melancolia por épocas de ficar limpando a mão na barra da toalha da mesa. Tempos áureos. Época boa, qdo as festas era regadas a coxinhas... e a alegria de achar um pedacinho de azeitona ali no meio... perdido... solitário... Qdo os docinhos ainda eram sempre os mesmos: beijinho, casadinho, brigadeiro e cajuzinho. Ah.... a alegria da consistência.... de saber o q está a sua espera....

Agora... td mudou. Vivo na incerteza. Vou às festas e sempre existe o elemento surpresa: é bonito, mas tem gosto de q?! Vc olha... parece com um beijinho... vc pensa: não tem erro, vou partir pra dentro! Pega logo 3, volta pra mesa e enfia logo um na boca... No primeiro movimento de mastigação, já cospe pra fora... um gosto azedo, travou tudo na sua boca... não tem coca-cola q dilua o gosto!!!! Parte pra fanta laranja... fanta laranja dilui qualquer gosto.... aos poucos suas papilas gustativas voltam ao estado neutro... vc consegue voltar a si.... começa a refletir.... finalmente: QUEM INVENTOU DE COLOCAR QUEIJO NUM DOCINHO?!??!?! Ainda por cima parmesão!!!! Não é nem um romeu e julieta... é um doce com leite e queijo parmesão e açúcar! Quem inventou essa receita?!??!?! E o pior... Quem encomendou esses docinhos?!??!?! Deveriam denunciar esses seres ao centro de culinária brasileira! Não sei se existe, mas se não existe, deveriam fundar um, pra podermos denunciar essas atrocidades!

A melhor parte da festa está sendo estraga em prol da necessidade brasileira de internacionalizar! Não minha gente, entenda.... veja bem.... vamos negociar essa parada, não pode ser assim. A gente internacionaliza qdo viajar pra fora, qdo for para um restaurante francês, ou na época da copa e olimpíadas pra poder acomodar toda a galera q vem de fora. Mas nos nossos casamentos, matemos nossa essência, né?!??!?! O fato é que td mundo acha bonito... beeeeeeeem chique... Mas sejamos sinceros, eu sou a primeira a cuspir fora ou deixar na mesa o docinho de damasco ou o carpaccio de salmão q tem gosto de maresia.

A única festa q ainda se mantém imaculada é festa de criança. Essa ainda não foi corrompida pela necessidade de internacionalizar, e vamos ver se pelo menos essazinha nós mantemos intacta... os casamentos não têm jeito, eu já abri mão. E nem adianta fazer cara feia... fingir q nao me entende... Nem me venha com hipocrisia falando q acha bom os docinhos bizarros com queijo, damasco e frutas cristalizadas q estão sendo lançados por esse Brasil a fora... pq todos nós sabemos q a única vez q pedimos pra trazer comida de volta de festa... são os docinhos do aniversário de 1 ano da fulaninha! Fala sério, quem nunca se alegrou com um prato ou um copo cheio de beijinhos, casadinhos, brigadeiros e eventuais cajuzinhos?! --- Eis q começo aqui um movimento em prol dos salgadinhos e docinhos tradicionais! Sigam-me os bons! Abaixo os docinhos de queijos! (cruuuuzis)

No comments:

Post a Comment